
Destaques:
UniSENAI encerra MBI em Smart Cities e impulsiona projetos focados em desafios urbanos
04/12/25
Por:
Daniel Felice
Acadêmicos vão conhecer iniciativas da Hurbana em Palhoça e Florianópolis e apresentar projetos construídos ao longo da pós-graduação iniciada em maio

O UniSENAI de Santa Catarina encerra, nesta semana, a segunda edição do MBI em Smart Cities (cidades inteligentes), pós-graduação criada em 2023 em parceria com a Câmara de Smart Cities da FIESC. A formação reúne mais de 60 alunos em uma jornada que alia conteúdo acadêmico, imersões presenciais e desenvolvimento de projetos.
Com 360 horas de atividades, o programa incluiu imersões presenciais em Joinville, Curitiba e Barcelona. Esta semana, se encerra com visita à Cidade Pedra Branca, bairro planejado em Palhoça, à Casa Hurbana, em Florianópolis, e com a apresentação de 13 projetos aplicados aos desafios urbanos catarinenses.
O presidente da Câmara de Smart Cities da FIESC e curador do MBI, Jean Vogel, explica que o curso opera com foco na realidade dos municípios.
A pós-graduação reforça a estratégia de qualificação alinhada às transformações do território, lembra o diretor regional do SENAI/SC, Fabrízio Pereira. “Cidades inteligentes envolvem muito mais do que tecnologia. Elas dependem de infraestrutura, talentos, inovação e visão de desenvolvimento regional, porque uma indústria forte exige um território forte”, frisa.
A partir das experiências de 2023 e 2025, o programa amplia conteúdos e metodologias para a nova turma que será lançada em 2026.
Novidades



